domingo, 9 de novembro de 2008

Planeta Terra (parte 1)

Colarzinho com cartões listando as atrações do Planeta Terra

E ontem foi dia de Planeta Terra. Com um line-up forte, uma infra-estrutura que funciona e muita organização, é o melhor festival de música do Brasil hoje, sem dúvida. E eu me surpreendi que a Villa dos Galpões é literalmente uma vila com galpões, incluindo ruas, praças e o iscambau.

Fui ver o show com amigos, e eis minhas impressões:

A primeira atração musical da noite foi o Vanguart. Sério, Vanguart agrada todo mundo – se não pelas músicas, que são bem boas, pela simpatia do Hélio Flanders, que é muito gente fina. Perdi as contas de quantas vezes ele agradeceu o público por aparecer tão cedo para vê-los – “5 horas da tarde a gente ainda tá tomando cafezinho”, disse. De quebra, o show foi ótimo, muito mais animado que o do Orloff, e com o público cantando as mais famosas. Nota 7.

Aí fomos dar uma volta e paramos para ver o Animal Collective. O show dos caras é uma viagem completa, com o vocalista soltando grunhidos e gemidos incompreensíveis enquanto distorções eletrônicas faziam o fundo musical. É um tipo de show que tem seu público, mas nós certamente não nos incluíamos nele. Nota 6 para a parte que vimos, pois saímos na metade para voltar ao palco principal.

E ver a Mallu. Ok, a Mallu é toda bonitinha e talentosinha, mas o show dela está totalmente verde, loooonge de ser bom. Além da interação zero (pudera, ela é uma folkista de 16 anos), também contou contra o fato de as músicas serem todas iguais. E a voz monocórdica da Mallu só deixava tudo com cara de mais do mesmo. Tava chato beirando o insuportável. Saímos após três músicas.

Enquanto Mallu terminava seu show, ficamos deitados na grama aproveitando a área verde da Villa dos Galpões. Saímos quando ouvimos os primeiros acordes do show do Jesus and Mary Chain. Fomos para o palco principal, mas, com as eventuais idas ao banheiro no caminho e com o congestionamento de pessoas para chegar no palco, acabei perdendo minha preferida, Head On. Não achava que iam tocá-la logo no começo, tive que me contentar em ouvi-la de longe. Das músicas que eu de fato assisti, Blues From A Gun e Happy When It Rains foram as melhores.

Aliás, o show foi tecnicamente perfeito. Os caras não erram nada, é quase como se você estivesse ouvindo o CD. Só que a interação com o público, de novo, foi nula. Pra falar a verdade, acho que o Jim Reid nem OLHOU pro público. Fazer o que, eles são antipáticos mesmo. Pelo menos tocam bem. Nota 7,5.

Quem foi no Terra ganhou de presente um tubo de ensaio

Um comentário:

FTSF disse...

ps.: eu não ganhei o tubo de ensaio! :'(