domingo, 17 de agosto de 2008

Olimpíadas my ass - parte 2

Em mais um post heróico contra a praga olímpica, o Prefiro pegar pneumonia e morrer traz aos dois leitores deste blog (minha tia Vânia de Botucatu, sempre antenada, e meu eu-lírico) mais um post com um pódio que você nunca verá sendo narrado na televisão pelo Cléber Machado.

Com vocês,

As piores músicas de axé clássico que você já dançou


5. Banda Beijo - Maionese

Eu não me lembro da música que lançou a Banda Beijo, mas sei que não foi essa. O problema é que, tendo torrado todos os neurônios possíveis com o primeiro hit, o grupo se saiu com essa pérola em que o refrão não rima e em que a letra, utilizando a bizarra metáfora do condimento para saladas, faz uma apologia joselita à violência doméstica.

Versos inesquecíveis: “Mai-o-ne-se / Ele me bate bate feito maionese / E o que eu tinha tomado subiu direto e foi pra cabeça”

4. Cheiro de Amor - Vai sacudir, vai abalar

A banda Cheiro de Amor, baiana por excelência, até tentava posar de sofisticada com os clipes na MTV e tal, mas axézeiro que é axézeiro não consegue esconder suas raízes. Ainda mais com essa música que – tirando um trechinho esdrúxulo sobre “tambores e repiques” que ninguém lembra – praticamente só tinha o refrão.

Versos inesquecíveis: “Vai sacudir, vai abalar / Quando o meu amor passar / Explode coração, é muita emoção no ar / MAS VAI, vai sacudir...”


3. Ricardo Chaves - É o bicho

Ricardo Chaves, grande contribuinte do folclore axézístico brasileiro, criou esse, que talvez seja seu hit máximo, numa época em que o próprio axé ainda não tinha tanta força. E já começou estabelecendo pilares, como os versos onomatopéicos, a letra com estrofe única que se repete eternamente e, é claro, a referência zoófila, que foi aperfeiçoada por Ivete Sangalo em seu hit Canibal.

Versos inesquecíveis: “É o bicho, é o bicho / Vou te devorar / Crocodilo eu sou”


2. Chiclete com Banana - Meu cabelo duro é assim

Chiclete com Banana é uma banda que existe desde antes de seus pais nascerem e que vai existir ainda por muito tempo depois que seus netos morrerem. Este hit sobre cabelo pixaim mostra o talento da banda em criar músicas a partir de qualquer fiapo de tema, como uma casca de feijão no dente da mulher amada ou um pedaço de unha cortada caído na ladeira do Pelô.

Versos inesquecíveis: “Meu cabelo duro é assim / Cabelo duro de pixaim / Chiclete com banana / Chiclete com banana”

1. Grupo Cafuné - Melô do Pirulito

A cronologia axézística é complicada, já que, a rigor, todas as bandas existem desde a construção do Pelourinho e se revezam na hora de fazer sucesso. Mas o Melô do Pirulito, clássico roots do repertório sacaninha brasileiro, merece ser lembrado por ter aberto as portas para todos os Tchans e Cias. do Pagode que vieram depois. Tudo isso por causa da letra sobre o pirulito que “se for grandão, é do Ricardão” e “você pode chupar que lambuza sua boca”. Perto deles, Cumpadre Washington será sempre apenas um gafanhoto.

Versos inesquecíveis: “Olha o piu piu ô, pirulitô / Olha o piu piu ô mãe, pirulitô!”

3 comentários:

Unknown disse...

Sensacional!!!

aline disse...

vitor, meu caro, a lista está incompleta. nenhuma menção ao "é o tchan!" ou a música do "carrinho de mão padapadapada" é um absurdo...

talvez vc não tenha ouvido axé o suficiente nesta vida, oq eu faz de vc um cara muito sortudo, olha só.

:)

Anônimo disse...

Meu comentário tá aqui: http://somaisumacoisa.wordpress.com